Ser Animador

Thursday, September 27, 2007

Começar de Novo

Olá, caros animadores.
Sinto-me um pouco embaraçada por ter deixado de escrever neste blog, mas a falta de tempo é sempre um problema dificil de resolver e, para quem ainda trabalha, este problema torna-se quase insustentável.
Peço desculpa pelo silêncio de quase 9 meses e, a sério que tentei dar mais dinamismo a este blog, mas não resultou.
Este é o blog que pertence à turma do 3º ano do curso de Animação Sociocultural do Instituto Superior de Ciências Educativas. Felizmente este ano fomos abençoados com um horário de aulas mais aprazível (as aulas decorrerão somente 3 dias por semana) o que permitirá que este blog seja actualizado com notícias da nossa turma, que se encontra em contagem descrescente para o final do curso.
Foram três anos intensos em trabalhos e emoções, mas foram também três anos de aprendizagem, onde não só aprendi a conhecer um pouco das minhas potencialidades, como também as características e potencialidades dos outros.
Aprendi que ser animador é um desafio constante, onde temos que estar à altura desse mesmo desafio. Aprendi que o que é correcto para mim, não o é para os outros. Aprendi a aceitar com mais regularidade os pontos de vista dos outros.
Aprendi imensa coisa...ser animador não é ser "palhaço" ou, como ouvi hoje alguém dizer, "fazer desenhos". Ser animador é ir mais além dos convencionalismos da nossa sociedade. É infundir ânimo e dinamismo em grupos, pessoas e comunidades. É fazer imensas coisas, sem ser "palhaço" ou "fazer desenhos".
É preciso desmitificar a profissão de Animador Sociocultural perante a sociedade onde vivemos e é isso que pretendo fazer.

7 Comments:

  • At 3:21 AM, Blogger Unknown said…

    Olá,

    E para começar em grande regista-te e visita o fórum sobre animação da responsabilidade da APDASC. Vai a http://apdasc.forumvila.com/

    Um abraço.

    Carlos Costa

     
  • At 12:08 PM, Blogger carpediem said…

    IV Maratona de Fotografia
    Associação de Jovens Carpe Diem na Aldeia

    No próximo dia 29 de Março, decorrerá, na Cabeça Gorda, concelho de Beja, a IV Maratona de Fotografia promovida pela Associação de Jovens Carpe Diem na Aldeia.

    A Associação de Jovens Carpe Diem na Aldeia, sediada na Cabeça Gorda, promove, pelo quarto ano consecutivo, a Maratona de Fotografia.

    Subordinada ao tema “Cabeça Gorda e Alentejo, a Terra e as Gentes”, o grande objectivo será dar continuidade a um trabalho de recolha e reconhecimento de um território, das suas gentes, dos seus hábitos, dos espaços e outras características do meio envolvente, procurando fazer frente à degradação e desaparecimento de alguns exemplos do património local, que tanto tem do nosso Alentejo.

    A Maratona está agendada para o próximo dia 29 de Março, sábado, e terá início pelas 10 horas e 30 minutos, no espaço da Associação. Os participantes terão oportunidade de explorar a aldeia e de experienciar a sua dinâmica, em contacto directo com as suas gentes, captando, pela fotografia, os aspectos que considerem mais interessantes de se registar. A criatividade será valorizada.

    A inscrição não implica quaisquer custos e, para além da participação noutras actividades integradas, garante o direito a uma refeição.

    A noite contará com uma surpresa cultural…

    Para mais informações, os interessados poderão contactar a Associação de Jovens Carpe Diem na Aldeia, por escrito, através do endereço Largo do Registo Civil / 7800 – 631 Cabeça Gorda, ou pelos telefones 284 949 506 e 96 00 41 460.

    Até Breve.
    Cabeça Gorda, 19 de Março de 2008

    A Associação de Jovens Carpe Diem na Aldeia

     
  • At 4:53 AM, Blogger Unknown said…

    Olá,

    A APDASC está a realizar um estudo sobre a empregabilidade das pessoas que já terminaram o bacharelato ou a licenciatura num dos seguintes cursos: animação sociocultural; animação e intervenção sociocultural; animação cultural e educação comunitária; animação socioeducativa; animação cultural; animação educativa e sociocultural; animação artística; animação turística; gestão do lazer e animação turística.

    Os dados recolhidos serão tratados com confidencialidade e destinam-se apenas ao tratamento estatístico.

    Aceder ao Censo Nacional - www.apdasc.com

    Um abraço.

    Carlos Costa

     
  • At 4:58 PM, Blogger Unknown said…

    Concordo contigo..e vamos lutar para que o animadores culturais sejam devidamente reconhecidos pelo fantástico trabalho que fazem!!!

     
  • At 8:04 AM, Blogger MMJ said…

    Ola eu sou a Joana e frequento o 9º ano e gostaria de ir para esse curso mas tenho algumas duvidas e pretendia saber mais ou menos como funciona e se é bom ou nao Obrigada pela tua compreensao exta a qui o meu mail manda mensagem com a resposta obrigada :Jo_anafaria@hotmail.com!

     
  • At 2:16 AM, Blogger Unknown said…

    Olá,

    Estão abertas as inscrições para o I CONCURSO NACIONAL "MELHOR BLOG DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL 2009", uma organização da Direcção Nacional da APDASC. Todas as informações podem ser encontradas no blog oficial do concurso em http://melhorblogasc2009.blogspot.com/.

    Carlos Costa

     
  • At 8:48 AM, Blogger Rosinha :) said…

    Ola. Este ano é o meu 3º ano e sou finalista no curso de animação sóciocultural. também na minha escola é o primeiro curso profissional que abriu e os professores e até mesmo a escola estão á "toa" com isto da PAP. Eu precisava de ajuda para elaboração de tema (ideias/temas) e até talvez se podessem que me mandassem uma pap pa ver como é elaborada e organizada. obrigado

     

Post a Comment

<< Home