Ser Animador

Saturday, November 04, 2006

Apresentação


Este primeiro post tem como finalidade fazer a apresentação deste novissimo blog que vai relatar as experiências enriquecedoras de um grupo de jovens pertencentes ao 2º ano do curso superior de Animação Sociocultural, leccionado no Instituto Superior de Ciências Educativas em Odivelas.
Este blog servirá para esclarecer a finalidade da Animação Sociocultural, que muitos ainda confundem com actividades feitas por palhaços. Animação Sociocultural é mais do que isso e é isto que este blog pretende mostrar.

3 Comments:

  • At 8:55 AM, Anonymous Anonymous said…

    Serve este comentário para vos felecitar por este vosso novo blogue e desejar-vos as maiores felecidades. É muito importante que todos os que estão de algum modo ligados á Animação Sociocultural utilizem todos os meios ao nosso alcance para dar maior visibilidade à nossa área. Agradeço, também, o link para o blogue "Animação Sociocultural & Juventude".

     
  • At 2:28 PM, Blogger Carlos Silva said…

    A Animação Sociocultural, a sua natureza e cerne essencial, dependerá sempre da participação, consciencialização e empreendorismo dos seus agentes promotores. Essa promoção nunca se fará em prol de algo benéfico materialmente, mas em conformidade com a natureza humana, social e cultural, que a "Animação" ostenta.
    Muito boa sorte para esta etapa específica, que certamente vos trará experiências e actuações riquíssimas.

    Se quiserem participar, através dos vossos comentários e sugestões, num projecto novo sobre e a partir da "Animação", sintam-se à vontade e consultem www.esferaliquida.blogspot.com

    Boa sorte para o vosso trabalho!

     
  • At 5:16 PM, Blogger Nerida said…

    Caros Srs(as). futuros(as) animadores(as).
    A Animação não se define por quem a pratica mas pelo modo como é conduzida. Ser Animador é acima de tudo tornar acessível a "acessão"(perdoem a redundância) a produtos e à "produção de instrumentos e produtos culturais" (no que isso encerra de dinâmico, e a animação do "aparentemente" estático património)- ou como diriam alguns autores de referência, numa interpretação alargada (Trilla, 1986, Ventosa, 1998, Ander-Egg, 2000) a finalidade da Animação Cultural é tornar universal o acesso de todos à cultura e acessível a cultura a todos.
    Os meios não são o mais importante, o importante é que estes estejam articulados com s fins. Não se fala da utilização de meios marginais (mas até aí há ponderações a fazer, vejam-se certas manifestações musicais, como o hip hop ou o rap,...entre outras) mas da potencialização de todos os instrumentos ao dispôr, e (como importante mais valia) até "os palhaços", por quem temos o maior respeito e a mais sincera admiração, são meios mais do que legitimos para intervir.

    Incompletamente..., deixa-se para pensar.

    Um abraço carinhoso

    Nérida

     

Post a Comment

<< Home