Ser Animador

Saturday, November 04, 2006

Trabalho de grupo

Não é fácil trabalhar em grupo. Cada um tem a sua opinião, o que é um direito inerente ao ser humano. Mas quando uma pessoa quer que a sua opinião passe por cima de todas as outras,tudo se complica.
Segundo Ander-Egg (1989) o animador tem que possuir o dom de gentes. Mas o que é o dom de gentes?
Dom de gentes é a habilidade para criar relações pessoais e capacidade para superar situações conflituosas.O que quer dizer que, quem for conflituoso por natureza, nunca poderá ser um bom animador. O animador tem que saber ouvir todas as opiniões e depois tentar com que todas se liguem umas às outras; tem que ser comunicador, equilibrado psicológicamente; tem que possuir uma mentalidade aberta e uma visão do conjunto. Ninguém se pode sobrepor a ninguém e o animador tem que evitar que isso aconteça.
Muitas vezes isso não acontece nos trabalhos de grupo. E não é só a questão da opinião que é importante. O grupo, sem dar conta, elege um líder que toma conta da situação, isto é, que abarca com todos os problemas inerentes a um trabalho em execução. O líder vê-se na obrigação de espicaçar o restante grupo de modo a que o trabalho seja feito. E, infelizmente, nem todos colaboram com o mesmo fulgor. Existe sempre alguém que se encosta à sombra da bananeira e espera confortavelmente pela nota, sem ter contribuido para ela. Neste tipo de trabalhos, é o grupo que está a ser analisado e não cada peça que o cosntitui. Infelizmente, a nota ganha premeia o esforço de alguns e o descanso de outros.
Mas nesta profissão é preciso saber trabalhar em grupo, é preciso aceitar as opiniões alheias e, sobretudo, é preciso saber aceitar os outros que estão em nosso redor...sem preconceitos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home