Ser Animador

Saturday, November 04, 2006

Estágio no CECCSSAC


Um dos pontos altos do curso de Animação Sociocultural no ISCE prende-se com a praticidade que possui. Existem estágios desde o 1º ano, o que nos possibilita interagir com o mundo da Animação e compreender os seus mecanismos. No ano passado, e sem estar regido pelo processo de Bolonha, o curso era composto por três estágios com a duração de uma semana. O primeiro aconteceu em Novembro de 2005; o segundo iniciou-se em Março de 2006 e o terceiro foi feito em Maio de 2006. Cada um feito em lugares e com grupos distintos. Cada aluno ficava a estagiar num determinado sítio. Um dos locais onde fiz estágio foi no CECSSAC - Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros e representou um enorme desafio para mim. Permitiu-me observar e viver, durante cinco dias, uma realidade daquela que eu conheço e tive a oportunidade de conhecer pessoas que vivem uma realidade completamente deferente da minha. Esta observação permitiu-me crescer emocionalmente e dar mais valor ao mundo que me rodeia. Neste estágio pode interagir a 100% com o grupo-alvo, que era constituido por idosos. Com o avançar da idade, os idosos começam a perder a concentração e a coordenação que podem provocar processo de auto-desvalorização, diminuição da auto-estima, apatia, desmotivação, solidão e isolamento social. Muito dos utentes do CECSSAC são pessoas deprimidas, com baixa auto-estima, apáticos e com pouca vontade participarem nas actividades. O maior desafio deste estágio, para mim, foi o saber lidar com esta situação. Por vezes, senti-me impotente devido á não cooperação dos idosos nas tarefas propostas. Mas foi essa recusa que proporcionou o maior desafio para mim. O CECSSAC tem uma animadora cultural de seu nome Manuela Rodrigues. E graças à ajuda preciosa que ela me deu pude criar laços de amizade com eles. Ela incentivava-me a falar, a brincar e a sorrir com eles.
Descobri que o idoso é como uma criança...a única coisa que precisa é de atenção e afecto. Alguns dos idosos eram críticos e maliciosos, predisposto para a maldade, mas, no cômputo final, o grupo era ordeiro, calmo e simpático.
Segundo Quintas e Castano (1990, p.135), o animador deve possuir:
- Capacidade de infundir vida, de espalhar calor humano aos outros, transmitir o gosto pela luta;
- Mística e vocação de serviço, tendo a sensibilidade pelas necessidades humana, disponibilidade para todas as pessoas, ser cordial e entregar-se de corpo e alma às tarefas;
- Convicção e confiança, porque tem de confiar que o grupo tem capacidade de sair da situação onde se encontra e de se fazer protagonista da sua própria promoção social e cultural;
- Habilidade para motivar, incitar acção, transmitir vida, motivar e mover a participação dinâmica nas actividades;
- Dom com as pessoas, sendo amável e simpático para com as outras pessoas, tendo a capacidade de escutar, de falar fácil e convincentemente, de acolher e de abertura e disponibilidade para com os outros;
- Maturidade emocional, que permite equilibrar, com espírito sereno e quieto, quando se está debaixo de diversas pressões;
- Tenacidade e força para vencer obstáculos, tendo a capacidade de querer vencer os obstáculos e de não ceder perante eles.
Penso que estas qualidades são importantes para o processo de realização como pessoa, processo este que nunca tem fim, porque o ser humano está sempre em construção. E a observação que fiz neste estágio, mais a ajuda que tive da Manuela permitiram-me concluir de que a minha construção como pessoa precisa de ser aprimorada. Preciso de melhorar-me como pessoa para poder melhorar e ajudar os outros.

2 Comments:

  • At 11:28 AM, Blogger Unknown said…

    Olá amigos do Curso de ASC do ISCE,

    Agradeço desde já a vossa nótula no meu blog (flama de vida). Confesso que não conhecia o vosso e ao saber da sua existência sinto-me mais confortável, mais perto daqueles que me entendem.

    Gostei deste post sobre o estágio. Na verdade tive estágio no 11.º e no 12.º ano quando frequentei o curso tecnológico de animação social. Depois tive estágio no 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos da universidade, quando frequentei o curso superior de animação sociocultural. Sei muito bem o que é ser trabalhador-estudante, as dificuldades que isso acarreta e a inevitável experiência que se adquire. Gostei de todos os meus estágios (empregos)!

    Bom, vamos falando por aí! Parabéns ao ISCE (uma das escolas superiores pioneira no ensino da animação sociocultural em Portugal).

    Juntem-se à APDASC (www.apdasc.com)

    Carlos Costa

     
  • At 5:33 AM, Blogger monkey said…

    olá,sou animadora sociocultural á alguns anos e trabalhei 2 anos com idosos.Ao ler o que escreveste fiquei um pouco apreensiva e tenho q discordar contigo.Primeiro não acho que o animador deve "ajudar", mas sim orientar o grupo ou pessoa alvo a alcançar um auto-conceito positivo e a rentabilizar para a acção as suas experiencias de vida.Nós somos animadores que utilizam técnicas e não pessoas bondosas que propagadeiam a "solidariedadezinha"...Em segundo lugar os idosos não são como crianças,essa frase não passa de mais um cliché errado e que continua a fazer com que a sociedade olhe para as pessoas de mais idade com pena e receio...os idosos são pessoas com opiniões próprias e com convicções fortes devido,mais uma vez, á sua longa experiencia de vida....o idoso é um ser completo nas suas competencias enquanto as crianças estão no inicio dessa aprendizagem..logo não se pode nem se deve comparara-los!

     

Post a Comment

<< Home