Começar de Novo
Olá, caros animadores.
Sinto-me um pouco embaraçada por ter deixado de escrever neste blog, mas a falta de tempo é sempre um problema dificil de resolver e, para quem ainda trabalha, este problema torna-se quase insustentável.
Peço desculpa pelo silêncio de quase 9 meses e, a sério que tentei dar mais dinamismo a este blog, mas não resultou.
Este é o blog que pertence à turma do 3º ano do curso de Animação Sociocultural do Instituto Superior de Ciências Educativas. Felizmente este ano fomos abençoados com um horário de aulas mais aprazível (as aulas decorrerão somente 3 dias por semana) o que permitirá que este blog seja actualizado com notícias da nossa turma, que se encontra em contagem descrescente para o final do curso.
Foram três anos intensos em trabalhos e emoções, mas foram também três anos de aprendizagem, onde não só aprendi a conhecer um pouco das minhas potencialidades, como também as características e potencialidades dos outros.
Aprendi que ser animador é um desafio constante, onde temos que estar à altura desse mesmo desafio. Aprendi que o que é correcto para mim, não o é para os outros. Aprendi a aceitar com mais regularidade os pontos de vista dos outros.
Aprendi imensa coisa...ser animador não é ser "palhaço" ou, como ouvi hoje alguém dizer, "fazer desenhos". Ser animador é ir mais além dos convencionalismos da nossa sociedade. É infundir ânimo e dinamismo em grupos, pessoas e comunidades. É fazer imensas coisas, sem ser "palhaço" ou "fazer desenhos".
É preciso desmitificar a profissão de Animador Sociocultural perante a sociedade onde vivemos e é isso que pretendo fazer.